São Paulo, terça-feira, 21 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Walesa ironiza elogio de Lula ao comunismo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Polônia, Lech Walesa, disse ontem no Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, que seu sucesso político mostra que em 1981 ele estava certo e o atual presidente do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, errado.
Os dois se encontraram em 1981 no Vaticano. Ontem a Folha perguntou a Walesa se a impressão recíproca não tinha sido boa, já que não foi acertado um reencontro durante esta visita ao Brasil.
"Tínhamos pontos de vista diferentes. Ele via elementos bons no comunismo, que eu criticava muito. Eu tive razão: cheguei a presidente e ele não", afirmou, antes de uma gargalhada.
Walesa disse que gostaria de encontrar Lula e que as opiniões diferentes não significam que não possam ser amigos.

Venda de armas
Segundo o presidente polonês, o comandante das Forças Armadas da Polônia, general Tadeus Wilecki, que está em sua comitiva, tem a missão de tentar vender armas a países da América do Sul.
"(Sua presença) está relacionada à indústria de armas. Queremos vender algo, mas não sei se posso falar sobre este tema", disse Walesa, mudando logo de assunto.
O presidente polonês almoçou ontem no Itamaraty com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Disse a ele que acha que o Brasil "deve ser um centro de turismo para a Europa".
Na entrevista, Walesa disse que gostou muito do Rio de Janeiro. "É diferente da Europa. As pessoas não correm tanto, não estão com as mãos nos bolsos, segurando dinheiro. Andam quase nus e sorriem".
À tarde, ele visitou também os presidentes da Câmara, Luís Eduardo Magalhães, do Senado, José Sarney, e do Supremo Tribunal Federal, Octávio Galotti.
Hoje Walesa vai para Curitiba depois Foz do Iguaçu.

Olacyr
Uma loira de quase 1,80 m roubou a cena no almoço que o presidente Fernando Henrique Cardoso ofereceu ontem a Walesa. Gissele Weber, 21, chegou ao Itamaraty com o empresário Olacyr de Moraes, 63, famoso tanto pelas plantações de soja quanto pela companhia de mulheres jovens e bonitas.
Aos jornalistas, Gissele disse que é modelo, já desfilou com Guy Laroche em Paris e hoje trabalha para a agência Elite, de São Paulo. "Eu vim para acompanhá-lo e conhecer Brasília", disse. "Não vim como namorada, vim como amiga", completou.
Indagado sobre suas relações com a modelo, Olacyr brincou: "Somos amigos de longa data. Pela idade dela dá pra perceber, né?"

Com FHC
Fernando Henrique e Walesa tiveram um encontro pela manhã, no Palácio do Planalto. Após o almoço no Itamaraty, FHC saudou o visitante com um discurso, lembrando que sua trajetória desperta o interesse dos brasileiros desde o início da luta do sindicato livre Solidariedade.
Ao comparar os dois países, FHC apontou problemas semelhantes: "Como a Polônia, pagamos em custos sociais e ambientais o preço de um desenvolvimento que deixou de lado o homem e a natureza."

Texto Anterior: Pílula do dia seguinte pode atacar câncer
Próximo Texto: Cofins pode se unir a PIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.