São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parlamentares dão emprego a parentes

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O nepotismo (contratação de parentes) continua em moda no Senado. O senador Gilvan Borges (PMDB-AP) contratou a mulher e a mãe para o seu gabinete. Ele justifica o seu ato: "Uma dorme comigo e a outra me pariu".
Ele tem outro motivo para justificar a contratação da mãe, Cícera Pinheiro Borges, 59, que reside em Macapá (AP): "É ela quem me elege no Estado. Como vou deixar a minha mãe na mão?".
O senador usa a Bíblia para explicar o favorecimento: "A Bíblia diz que o homem deve honrar o pai e a mãe para que a sua vida se prolongue na terra. Se pudesse, daria dez empregos à minha mãe".
A mulher de Borges, Maria Marlene Barriga, é pedagoga e trabalha no gabinete em Brasília. O senador aceitou posar para fotos ao lado da mulher: "Não escondo nada. Esta questão de nepotismo é relativa. Minha mulher é uma pessoa qualificada".
Pelo menos cinco parentes de senadores, entre mulheres e filhos, já foram contratados pelo Senado. Na legislatura passada, havia 28 parentes empregados nos 81 gabinetes. As contratações ainda não foram concluídas.
O senador Bernardo Cabral (PP-AM), ex-relator do Congresso constituinte de 88, justifica a contratação do filho Júlio Cabral, ex-deputado. "Ele não é só parente. Prestou um serviço inestimável quando fui relator da Constituinte." Júlio é assessor técnico, com salário de R$ 4.100.
A senadora Emília Fernandes (PTB-RS) contratou o filho Carlos Alberto Xavier Fernandes, 25, estudante do 3º ano de direito, como secretário parlamentar, com salário de R$ 3.100.
"Ele é mais um estudante brasileiro que não tem espaço no mercado de trabalho. Já trabalhava comigo na Câmara de Vereadores de Livramento", diz Emília.
O senador Antonio Carlos Valadares (PP-SE) também contratou um parente que já foi deputado, o sobrinho Pedro Almeida Valadares Neto. Ele tem o cargo de assessor técnico.

Texto Anterior: Senador propõe contratar 486 assessores
Próximo Texto: Governo prepara revisão de tarifas telefônicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.