São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio têm êxodo de público no futebol

VALMIR STORTI; ROBERTO MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL*

Rio têm êxodo de público no futebol
As contratações feitas pelos grandes clubes do Rio de Janeiro trouxeram melhoria técnica para o campeonato deste ano, despertaram um interesse maior por parte da mídia, mas não levaram público aos estádios.
Terminado o primeiro turno da primeira fase do Estadual, pode-se observar um aumento da média de gols por jogo de 24,6% com relação à média de 1994.
Nas 56 partidas disputadas no turno terminado na última segunda-feira foram marcados 156 gols, uma média de 2,78 gols. Nos 78 jogos de 1993 foram feitos 174 gols. A média foi de 2,23 gols.
O crescimento do Campeonato Carioca de 95 pode ser constatado se comparado com o Paulista.
No ano passado, os jogos do campeonato de São Paulo tiveram, em média, 18,8% mais gols que os do Rio. Neste ano, os cariocas estão vendo cerca de 0,5% gols a mais que os paulistas.
Mesmo com menos gols, os paulistas têm tido uma frequência 40,7% maior que os cariocas, embora em São Paulo também esteja sendo constatado um decréscimo de público de cerca de 19% nos estádios, que atualmente contam com 5.958 pagantes.
Em 94, os jogos do Carioca tiveram média de 10.880 pagantes. Neste ano os pagantes são 4.232, um decréscimo de 257%.
Uma explicação é a falta de força dos clubes com menores recursos do Rio.
Enquanto o jogo Volta Redonda x Flamengo foi acompanhada por 3.683 pagantes, Piracicaba teve 21.910 pagantes quando o XV enfrentou o Corinthians (o maior público do campeonato) e 19.626 pagantes quando enfrentou o Santos. O São Paulo jogou em Araçatuba para 18.501 pessoas.
Outro fator que pode causar desinteresse no Rio é o regulamento confuso, que além de ser complicado, classifica sete clubes para outra fase em um Estado onde, historicamente, apenas quatro têm chances de ser campeão.
Em compensação, em clássico o Rio leva vantagem incomparável. Em uma tarde de sol, Maracanã em condições de receber lotação total e com Romário estreando, o jogo Flamengo 0 x 0 Fluminense reuniu 98.907 pagantes, disparado o maior público do campeonato.
Sem um estádio maior para jogarem, Santos e Palmeiras levaram 5.376 pagantes a um Parque Antarctica semi-interditado e encharcado a ponto de o Palmeiras tentar adiar o jogo para poupar seus jogadores para a disputa da Libertadores da América.

*Colaborou ROBERTO MACHADO, da Sucursal do Rio

Texto Anterior: Ruud Gullit diz que quer jogar no Brasil; Billie Jean King dirige equipe dos EUA; País apresenta candidatura à Copa; Illgner quer voltar ao gol da seleção alemã; Vice-presidente do Milan é interrogado
Próximo Texto: Regulamento impõe prejuízo ao 'grandes'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.