São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIA libera fotos tiradas por satélites-espiões

DE WASHINGTON

A Agência Central de Inteligência (CIA) anunciou ontem que vai liberar ao público 800 mil fotos obtidas por seus satélites-espiões.
Apenas quatro foram mostradas em cerimônia presidida pelo vice-presidente Al Gore no quartel-general da CIA, em Langley, região de Washington.
As outras serão classificadas e liberadas nos próximos 16 meses. A maioria delas mostra o território da ex-União Soviética.
Gore apelou ao governo da Rússia para imitar o gesto norte-americano e também liberar as suas fotos feitas por satélites-espiões.
As imagens serão úteis para historiadores militares e também para ambientalistas poderem estudar o processo de desmatamento e alterações no clima mundial.
As primeiras fotos feitas do espaço com objetivos de espionagem pelos EUA são de agosto de 1960, três meses depois de os soviéticos terem derrubado o avião de espionagem pilotado por Gary Francis Powers, um dos mais dramáticos eventos da Guerra Fria.

Texto Anterior: Escola proíbe garoto de vestido; Advogado do Chacal deixa seu cliente; Françoise Sagan é condenada por droga; Grécia não consegue escolher presidente; Afeganistão denuncia bombardeio russo; Livro narra casos da Inquisição
Próximo Texto: Freira brasileira pode ser solta na África
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.