São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova TR reforça a poupança em março

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

A TR desta quarta-feira, base para definir o crédito da caderneta de poupança em abril, já estará reforçada em 0,2% ao mês, equivalente a 2,43% ao ano.
A TR é calculada a partir da média das taxas de juros dos CDBs (Certificados de Depósito Bancário). Desde maio de 94 vem sendo aplicado um redutor de 1,2% em cima dessa média. O redutor, agora, cairá para 1%.
Parece pouco, mas vai aproximar o rendimento da poupança do que é oferecido pelos fundos de commodities e de renda fixa. Pode, inclusive, fazer com que a poupança renda o mesmo que os fundos.
Em janeiro, por exemplo, a caderneta perdeu da média dos fundos de commodities: 2,61% contra 2,86% líquidos. Se a nova TR já estivesse em vigor, a poupança teria dado 2,82%.
As cadernetas vêm tendo captação líquida negativa (saques superiores aos depósitos) desde agosto, mas o motivo não está ligado exclusivamente à rentabilidade.
Tudo porque no cálculo entrou agosto, quando a Ufir variou 5% e os fundos ficaram sem nenhuma tributação. Tirando agosto, a poupança aparece com 19,19% e os fundos com 19,79%, na média deles. Com a nova TR a poupança teria ido a 20,62%.
O que tem pesado nos saques da poupança nesta fase de inflação baixa é mesmo o consumo, pagamento de dívidas, decepção com o baixo rendimento nominal e, principalmente, a concorrência das aplicações que oferecem maior liquidez. Ou seja, não deixam o dinheiro preso por 30 dias.
Os fundos de commodities permitem saque a qualquer dia, sem perda de rendimento, após 30 dias. Este mês, até estes fundos vêm registrando mais saques, enquanto o FAF e o fundo de curto prazo, que sequer exigem a carência de 30 dias e ficaram livres do IOF, ganharam mais depósitos.
No mês curto de fevereiro também funcionou, contra a poupança, a confusão do número de dias úteis. Data a data, a poupança teve quase sempre 18 dias úteis, enquanto CDBs tiveram 20 em geral.
TR e poupança desta quarta-feira darão um salto, não apenas porque o redutor será de 1%, mas também porque terão 23 dias úteis.

Texto Anterior: CDB será puxado 5ª
Próximo Texto: Escolha de local é polêmica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.