São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
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Bamerindus recebe certificado ISO 9002

RODNEY VERGILI; FIDEO MIYA

TECNOLOGIA
O Bamerindus realiza investimentos em tecnologia bancária dentro de seu programa de qualidade. Foram gastos, em 1994, R$ 176,5 milhões em automação, teleinformática, máquinas e programas, aluguéis, manutenção e adequação da área de informática.
Em outubro foi concluída a primeira etapa do projeto "Bamerindus 2000". O Bamerindus passou por profundas e importantes mudanças, pela instalação de novos equipamentos e softwares, e no atendimento oferecido aos clientes.
A estrutura tecnológica conta atualmente com cinco computadores de grande porte, 2.334 de médio porte e 9,4 mil microcomputadores.
Foi instalada, ainda, uma rede de videoconferência que interligou 19 pontos de comunicação no país e no exterior, ampliando a agilidade na tomada de decisão. Atualmente, a rede de videoconferência do Bamerindus é a maior da América Latina.

RACIONALIZAÇÃO
A idéia é continuar racionalizando, baixando os custos, aumentando as receitas. Afinal, são 2,5 milhões de clientes que temos que atender com qualidade.

AUTO-ATENDIMENTO
Procuramos nos preparar para um período de moeda estável através de processos de redução nos custos. O banco procurou fazer coisas equivalentes com menores custos. Para isso, investimos nos últimos anos em informática, em telecomunicações e em auto-atendimento.
Nós estamos progressivamente passando pessoal de retaguarda e de matriz para atendimento em agência e investindo pesado para facilitar o auto-atendimento.
No setor de retaguarda, houve ampla modificação. Anteriormente, os caixas ficavam em frente a um terminal de computador central e ao lado tinha uma máquina de calcular em que o funcionário fazia as contas de cada transação do cliente.
Nós nos últimos dois anos, nós estamos substituindo esse sistema. São mais ou menos as 500 maiores agências do banco nas cidades mais importantes e compramos caixas novos, que são terminais com microcomputador 486, que faz todo o processamento e só passa para a unidade central o resultado. Dentro de cada agência, há um computador centralizador que fecha o balancete da agência inteira de maneira instantânea.

ATENDIMENTO
Temos nos terminais a possibilidade de crédito no sistema "mão aberta". No Bamerindus são 700 mil pessoas físicas que têm acesso ao sistema de crédito aprovado. O cliente a qualquer hora até as 9 horas da noite, tecla no telefone a conta dele e fica sabendo suas disponibilidades financeiras e se quiser fazer um empréstimo recebe informação sobre o número de prestações e o custo do dinheiro. Ele pode assim dentro do seu limite ter um crédito aprovado por antecipação.
Isso garante maior privacidade ao cliente. O auto-atendimento terá uma velocidade maior no Brasil, quanto mais os clientes estiverem preparados para operar os terminais e ligar-se eletronicamente ao banco.
O Bamerindus, patrocinador do programa "Gente que faz", ganhou o prêmio Aberje Brasil de Comunicação empresarial e foi premiado com o "Top de Ecologia/94" da ADVB (Associação dos Diretores de Vendas do Brasil) com três filmes do programa "Gente que faz".
O programa "Gente que faz" foi idealizado pelo ministro José Eduardo de Andrade Vieira. Ele entendia que havia uma deformação da imagem do Brasil. Começava-se a achar que no Brasil só tinha vagabundo, que todo mundo era ruim, que não tinha empresário bom, que empresário não prestava. Nós fizemos com "Gente que Faz" duas grandes séries: 60 programas longos de empresários bem-sucedidos, que já haviam tido dificuldades na vida e que não dependiam do governo para o sucesso de seus empreendimentos. Eram esses pré-requisitos para entrar no programa.
Foram feitas centenas de cópias dos programas "Gente que Faz", que foram doadas para as principais escolas de administração do país.
A idéia do programa era também de fim didático, demonstrando que o país se faz com gente que faz.

COMÉRCIO EXTERIOR
O Bamerindus há muito tempo tem papel preponderante na área de comércio internacional. A visão do banco é que o Brasil nunca atrasou seus compromissos na área de balança comercial, por causa da nossa dependência de importação de petróleo, trigo e outros produtos.
Quando alguns bancos vinculados a empréstimo de longo prazo, decidiram reduzir a presença no financiamento da balança comercial, nós ocupamos o espaço e chegamos a ter 13% das transações internacionais com o Brasil.
O volume de operações de câmbio comercial, interbancário e financeiro atingiu US$ 136,1 bilhões em 1994, apresentando crescimento de 20,7% em relação ao ano anterior.

PRODUTOS
As condições impostas pelo mercado no que se refere a produtos e serviços que atendam plenamente as necessidades dos clientes, fizeram com o Bamerindus, estivesse na vanguarda; produtos e serviços inovadores, voltados principalmente ao atendimento dos mais de 2,6 milhões de correntistas e 4,2 milhões de poupadores.

CONVENIÊNCIA
O banco criou serviços de conveniência como o Telebanco Bamerindus e o fax Bamerindus, possibilitando aos clientes o acesso a dados de suas contas correntes de qualquer local do país e do exterior, informações sobre suas contas correntes, investimentos, fundos, poupanças, bem como realizar aplicações, contratar empréstimos, transferir valores entre conta corrente e poupança e obter através de fax, extratos e informações de sua conta corrente e investimentos.

CENTRAIS DE ATENDIMENTO
Ampliação do número de Centrais Sinal Verde que somam 419 pontos de auto-atendimento de última geração, permitindo a qualquer hora do dia e da noite, efetuar operações como: saques, depósitos, transferências, investimentos e empréstimos. Os correntistas contam ainda com 416 quiosques do Banco 24 horas, onde podem acessar os serviços de auto-atendimento, para saques com cartão magnético e depósito em cheque.
Foi instalado em Curitiba um novo conceito de auto-atendimento, o Drive-up Bamerindus, onde os clientes passaram a ter acesso a caixas automáticas de última geração sem sair do seu veículo.
Com o crédito mão aberta Bamerindus, o próprio cliente libera automaticamente recursos pré-aprovados em sua conta-corrente, através do Telebanco Bamerindus, sem a necessidade de deslocar-se até as agências. PRÊMIOS
O Bamerindus recebeu vários prêmios no ano passado com ações de comunicação institucional ou de interesse comunitário. Entre os principais, a série "Gente que Faz" que, levando histórias de brasileiros especiais às telas de televisão, recebeu o prêmio "Hors Concours' do "Top de Ecologia" promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB), pelos programas que mostraram a luta de três brasileiros em prol da preservação da natureza. "Gente que Faz" destacou-se na categoria propaganda institucional com o prêmio Aberje Brasil 94 concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)

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