São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento dos Sem-Terra promove uma romaria no Rio Grande do Sul

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Cerca de 50 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores, devem participar hoje da 18ª Romaria da Terra, no município de Getúlio Vargas (RS). O tema da procissão é "Família e Pequena Propriedade".
Organizada pela Comissão Pastoral da Terra, da Igreja Católica, a romaria acontece anualmente desde 1978, sempre na terça-feira de Carnaval.
Além do tema, a atual edição da romaria tem um slogan: "Terra e Organização, Menos Fome na População".
Os participantes da procissão são formados em sua maioria por pequenos proprietários e integrantes do Movimento dos Sem-Terra.
Segundo a Comissão Pastoral da Terra, a região do Alto Uruguai, onde fica o município de Getúlio Vargas, registra uma elevada produção de alimentos, mas está "relegada ao abandono porque a política agrícola exclui os pequenos em favor da agroindústria".
A Comissão Pastoral da Terra, além de chamar a atenção para este problema, aproveitará a romaria para divulgar iniciativas de pequenos agricultores e das chamadas organizações populares.
Chamada de "romaria peregrina", por se realizar em um local diferente a cada ano, a procissão da Comissão Pastoral da Terra divulga iniciativas em três áreas —"a questão indígena, a conquista da terra e a organização dos pequenos agricultores".

Texto Anterior: Secretário descarta demissão de servidores
Próximo Texto: Simon defende instalação já de CPI para investigar empreiteiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.