São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
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Faap muda sistema educacional

DA REPORTAGEM LOCAL

Os alunos da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) estão retornando das férias e se deparando com novidades no sistema educacional. As mudanças vão de uma sala de aula mais confortável até a implantação da disciplina de "criatividade" em todas as faculdades.
As mudanças são inspiradas em conceitos de gerenciamento empresarial, agrupados sob o nome de "reengenharia".
O objetivo da fundação é reformular os procedimentos educacionais, adequando-os aos padrões da teoria da Qualidade Total, método que busca a "excelência" de funcionamento em todos os setores da empresa para atender melhor o cliente que, no caso, é o estudante.
"A escola deve ser entendida como uma empresa. Hoje, o que diferencia as empresas é a criatividade e a inovação", diz Victor Mirshawka, diretor cultural da Faap e um dos coordenadores da aplicação de práticas empresariais à educação.

Mudanças
As mudanças, que ainda estão em fase de implantação, vão atingir todos os níveis da faculdade —da sala de aula aos procedimentos burocráticos das secretarias.
Nas salas de aula, por exemplo, as paredes brancas terão cores e quadros pendurados. Está planejada também a instalação de um sistema de som com música clássica.
O objetivo é criar um ambiente mais confortável para o aluno, facilitando a aprendizagem.
"Todas as mudanças objetivam que o aluno consiga registrar o maior número de informações, memorizá-las e depois ter a capacidade de reutilizá-las quando necessário", diz Mirshawka.
Os procedimentos dos professores também devem ser alterados. Baseados em estudos sobre memorização e capacidade de concentração, os professores vão, a cada dez minutos, interromper a aula com uma brincadeira, piada, exercício de relaxamento ou algo que descontraia a classe.
"Está provado que em uma aula de duas horas diretas o aluno memoriza apenas os conceitos apresentados no começo e no final. É necessário um intervalo de dez minutos no meio para aumentar sua capacidade de concentração", diz Mirshawka.
As idéias que norteiam as mudanças estão contidas no livro "Reeducação. Qualidade, Produtividade e Criatividade: Caminho para a Escola Excelente do Século 21", de autoria do próprio Mirshawka e do presidente da Faap, Antonio Bias Bueno Guillon.
Para Mirshawka, centrar o foco do livro na relação "negócio-escola" visa "diminuir as distâncias que existem entre as organizações em geral e este tipo particular de organização, cujo objetivo está ligado à nobre missão de educar e formar pessoas".
Com as mudanças, a Faap espera criar uma ambiente de "aprendizado acelerado", que permita ao cliente-aluno receber a maior quantidade de novas informações possíveis preparando-o para o mercado de trabalho.
Nesse sentido, também está prevista a instalação de computadores com programas multimídia (que unem som e imagem na tela) para facilitar a aprendizagem.
A informática será usada para criar associações entre o conteúdo do estudo e imagens ou sons que facilitem a sua memorização.
Ainda na linha de inovar os métodos educacionais, está sendo criada a disciplina de criatividade em todos os cursos da faculdade.
Os professores que vão aplicar as novas técnicas foram treinados durante as férias dos alunos. Atualmente, a Faap tem 600 professores e 7.200 alunos em diversos cursos, como administração de empresas e artes plásticas.
Ao lado das novas técnicas, serão introduzidos aprimoramentos nos currículos das escolas. "Fazemos as mudanças certos que o conteúdo é adequado", diz Mirshawka.

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