São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de água afeta dez bairros da cidade

DA REPORTAGEM LOCAL E DA FT

Pelo menos dez bairros das zonas leste e sul de São Paulo estão com problemas de falta de água desde sábado, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
O desabastecimento atinge os bairros de Artur Alvim, Sapopemba, Penha, Brasilândia, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Itaquera, Americanópolis e Capão Redondo.
A Sabesp informou que não é possível estimar quantas casas estão sem água, porque o problema não seria generalizado.
"Às vezes, na mesma rua, existem casas com água e outras, duas ou três quadras para frente, que não foram abastecidas", disse o assessor de imprensa da Sabesp, Márcio Riscala.
Ele afirmou que o abastecimento depende da altura que estão as casas e da distância que elas ficam dos reservatórios. Domicílios que ficam no alto de uma ladeira, por exemplo, têm maior dificuldade para receber água.
O motivo para a falta de água seria o aumento de 20% no consumo em virtude do calor de mais de 30oC registrado nos últimos seis dias. O maior consumo afeta a reposição de água nos reservatórios.
Segundo a Sabesp, de manhã os reservatórios ficam cheios, mas, no decorrer do dia, vão se esvaziando e não tendo pressão suficiente para abastecer as casas localizadas nos pontos altos.
A solução encontrada pelos moradores do Jardim Ipanema, na região de Itaquera (zona leste), foi abrir um buraco na rua Quinta de Magnólia para retirar a água.
Margarida Amaral, 34, moradora do Jardim Itapema (zona leste), diz que está sem água há oito dias. "Não posso cozinhar pois a louça está toda suja", diz.
O cabelereiro Moisés da Silva, 29, andou do Jardim Aricanduva até o Jardim Itapema carregando 14 litros de água em carrinho. O percurso é de cerca de dois quilômetros.

Texto Anterior: Pesquisador analisa renúncia à cidadania
Próximo Texto: Paulistano enfrenta fila no cinema e restaurantes lotados no feriado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.