São Paulo, quarta-feira, 1 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA criam vacina contra tuberculose

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma vacina à base de proteínas de bactéria mostrou ser eficaz no tratamento da tuberculose. A pesquisa, realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), foi publicada na última edição dos anais da Academia Nacional de Ciência dos EUA.
Feita com proteínas produzidas pela própria bactéria da tuberculose —bacilo de Koch— permitiu que o sistema ao imunológico das cobaias identificasse as células infectadas e produzisse mais "células T", células do sistema imunológico do organismo.
Os pesquisadores afirmaram que a nova vacina é mais segura e pode causar menos efeitos colaterais do que a BCG, fabricada com bactérias vivas e atualmente usada como imunizadora.
A tuberculose é a doença que mais mortes causa no mundo —cerca de 3 milhões por ano. Oito milhões de novos casos são registrados por ano.
O tratamento pode durar de seis meses a um ano e requer altas doses de antibióticos.
A grande limitação desse tratamento é o desenvolvimento de linhagens de células resistentes aos antibióticos.
O problema da resistência se tornou maior nos últimos anos. Linhagens resistentes surgiram em vários lugares do mundo, muitas vezes associadas à epidemia de Aids.
Acredita-se que esteja ligada a desnutrição e a falta de saneamento básico, principalmente em países pobres.
Os pesquisadores devem testá-la brevemente em primatas e, se os testes forem positivos, em seres humanos.

Vírus contra câncer
Uma equipe da Universidade do Alabama descobriu que vírus da herpes alterados geneticamente são capazes de atacar células cancerosas do cérebro.
A pesquisa foi publicada na mesma edição da revista.
O tratamento foi testado em cobaias que tinham uma forma grave de câncer —glioma— que mata 95% das pessoas doentes em até cinco anos.
As cobaias não tratadas morreram em 15 dias. Cobaias que receberam o vírus viveram até 40 dias.

Texto Anterior: Governador desobedece PT e dá apoio a FHC
Próximo Texto: Enxaqueca pode elevar risco de sofrer derrame
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.