São Paulo, sábado, 11 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estuda reduzir taxa de importação das embalagens

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário de Acompanhamento Econômico, José Milton Dallari, disse ontem que o governo estuda reduzir as alíquotas de importação do papelão ondulado, papel craft e celulose listra longa.
A diminuição das alíquotas é uma forma de tentar reduzir o preço das embalagens que, segundo Dallari, continua pressionando os custos da indústria de alimentos.
As alíquotas, que eram de 2% no ano passado, variam agora entre 10% e 14%, devido a TEC (Tarifa Externa Comum), do Mercosul. A idéia é incluir os três produtos na lista de exceção à TEC.
O secretário também se reuniu ontem em São Paulo com representantes de hospitais, que querem reajustar seus preços, baseados no IPC-r, já em março.
Segundo Dallari, os reajustes não podem acontecer antes de maio, quando ocorre o dissídio dos médicos. Para justificar estes aumentos em maio, Dallari deve receber dos donos de hospitais suas planilhas de custos.
Dallari classificou de "pura especulação" as remarcações de preços motivadas pela valorização do dólar. "Os importadores já se beneficiaram de oito meses de defasagem cambial de 15%. Não há porque aumentar preços agora."

Texto Anterior: Fipe apura aumento de 1,61% em São Paulo
Próximo Texto: 'Acabou a lua-de-mel', afirma Paulo Guedes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.