São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUSA DO GARIMPO; INFÂNCIA NA SIEBA; O MUNDO PELA TV; ROTA BANDEIRANTE; GARIMPANDO VOTOS

ELVIRA LOBATO

MUSA DO GARIMPO
Marisa Gomes de Almeida, 26, trocou o emprego de professora primária e técnica em contabilidade, em Governador Valadares (MG) pelo garimpo de Nova Era. A família foi contra, mas ela está feliz e faz planos para abrir um salão de beleza no local: "O garimpeiro é romântico e não economiza com as mulheres, mas não aceita traição. A mulher que pular a cerca pode encontrar a morte".

INFÂNCIA NA SIEBA
O verbo mais usado pelas crianças do garimpo de Campos Verdes (GO) não existe: "siebar". Significa vasculhar os restos de xisto em busca de alguma pedra de menor valor que não tenha sido percebida pelos garimpeiros.

O MUNDO PELA TV
A TV e a antena parabólica são os bens de maior valor que o garimpeiro Adão Alves, 37, conseguiu acumular como garimpeiro em Nova Era. Há oito anos, ele abandonou a vida de agricultor em Irecê, mas sonha juntar dinheiro para comprar uma fazendinha e voltar para a Bahia com a mulher e os três filhos.

ROTA BANDEIRANTE
O geólogo Sevan Naves, especialista em garimpo, pesquisa os roteiros deixados pelos bandeirantes para auxiliar seus clientes. Ele tem uma empresa de consultoria em Brasília, a Engeos, que já requereu áreas para pesquisa para vários clientes a partir dos escritos bandeirantes. Segundo ele, esses roteiros podem ser pesquisados em cartórios, bibliotecas e museus.

GARIMPANDO VOTOS
José Gomes da Silva, ou Zé Mocofaia, 60, vive há 40 anos em garimpos. Em 92, decidiu garimpar votos e disputou a Prefeitura de Campos Verdes. A oposição tentou impugnar sua candidatura, alegando que ele era analfabeto.
Seu advogado, Caub Feitosa, alegou que cabia à acusação provar que Mocofoia era analfabeto, mas não permitiu que o obrigassem a ler ou escrevera alegando constrangimento do cliente. Mocofaia foi considerado alfabetizado por falta de provas e ganhou a eleição. Em outubro do ano passado, sob uma chuva de denúncias de irregularidades, foi afastado do cargo. Ele aponta "armação".
(EL)

Texto Anterior: Morte ronda os garimpos
Próximo Texto: Irmão de senador é dono de garimpo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.