São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
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Entenda o que é a reengenharia

NELSON BLECHER; FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Termo em voga no mundo dos negócios desde o início da década, reengenharia significa redesenhar de forma radical as operações de uma empresa em busca de melhorias drásticas de desempenho.
Seu impacto pode ser comparado ao do surgimento do fax, que reduziu de horas para segundos a transmissão de informações nos escritórios e residências.
A implementação da reengenharia costuma ser precedida pelo questionamento do trabalho em todas as áreas da empresa: como se fabrica, como se vende e como se distribui um produto.
Empresas submetidas a processos bem-sucedidos de reengenharia conseguem reduzir os custos de produção e o prazo de entrega; aumentar a qualidade de seus produtos e se tornam, dessa forma, mais competitivas.
A Kodak, uma das grandes corporações mundiais que vêm adotando essa prática, remodelou o processo de desenvolvimento de novos produtos e pôde reduzir pela metade o tempo de produção de uma câmera descartável.
O setor de construção civil vem promovendo reengenharia ao substituir a edificação tradicional de apartamentos por módulos pré-fabricados de banheiros, por exemplo.
Órgãos públicos e municípios norte-americanas, inspirados no sucesso da reengenharia, vêm introduzindo práticas corriqueiras de companhias privadas em busca de desburocratização e ganhos de eficiência.
Em seis Estados norte-americanos, por exemplo, juízes são avaliados por jurados e advogados através de cartões. Municípios ampliaram sua receita graças à estratégia de rentabilizar o patrimônio público e a oferta de serviços.
A expressão "reengenharia" foi pela primeira vez empregada em 1987 num artigo de Michael Hammer publicado na "Harvard Business Review".
(NB e FCz)

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