São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salário alto pode provocar brigas em casa

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Mulher que ganha mais que o marido tem um problema a mais de ciúme para resolver —o que ele pode ter do contracheque dela.
Essa foi uma das razões que levou Maria Christina de Andrade Vieira, 43, diretora de Infra-Estrutura do Bamerindus, a se divorciar oito anos atrás. O marido não aceitava a idéia de ganhar menos.
"Nunca falei sobre isso antes em público, mas foi uma das coisas que pesou na minha separação", afirma Maria Christina. Ela é irmã do proprietário do Bamerindus, o ministro da Agricultura, José Eduardo de Andrade Vieira.
Baseada numa pesquisa sua, desenvolvida em 93, Maria Irene Betiol, professora da FGV, atesta que se o homem também faz sucesso não há problemas em casa.
"Se ela faz mais sucesso e ganha mais, cria um conflito na relação do casal. Ele se sente humilhado. Se o marido não for muito maduro, pode romper a relação", afirma a pesquisadora Maria Irene.
Selma Pugliese, gerente da Itaú Seguros, também ganha mais do que seu marido. Mas diz que nunca enfrentou problemas nesse sentido.
"A relação pode ser boa, se bem trabalhada. Salários maiores geralmente incomodam os homens. Eles, por natureza, gostam de liderar. Mas é preciso pensar que tudo se reverte em benefícios para o casal." (LPz)

Texto Anterior: Mulher no comando ainda incomoda
Próximo Texto: Contribuição sindical é descontada em março
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.