São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moradores vão ter despesas de condomínio

TELMA FIGUEIREDO
DA REPORTAGEM LOCAL

As qualidades das novas vilas —como segurança, ambiente arborizado e tranquilo— têm contrapartida no preço mais alto das casas e nas despesas condominiais.
As casas convencionais estão livres de custos de condomínio, enquanto nos atuais projetos de vilas esse gasto mensal tem que ser considerado pelos futuros moradores. Com a modernização das vilas, esses empreendimentos passam a contar com vários equipamentos comuns, como piscina e salão de festas, que irão gerar despesas de manutenção para os condôminos.
Se os moradores quiserem contar com funcionários, como porteiro ou zelador, o salário desses profissionais também vai pesar no rateio.
Ainda assim, construtores apostam que as despesas condominiais nas vilas vão ser baixas se comparadas com os custos de manutenção e funcionamento de um prédio. "O morador de uma casa em vila vai pagar menos do que aquele que vive em um apartamento de mesmo tamanho e padrão", diz Claudio Bernardes, da incorporadora Ingaí.
Segundo ele, o gasto com condomínio de um imóvel de vila de quatro quartos —que irá contar com infra-estrutura de lazer e segurança— será de cerca de R$ 130 mensais.
"Esse é o valor estimado para os custos condominiais das casas da vila que vamos lançar no Alto da Boa Vista. Em um apartamento de alto padrão, a quota do condomínio é bem maior", diz Bernardes. Para o arquiteto André Vainer, 41, as vilas reúnem todas as vantagens de um prédio, sem dar aos moradores a desagradável sensação de viver empilhado, espremido.
"As vilas são uma volta ao passado, uma coisa até meio romântica, que nega a realidade atual que vivemos em São Paulo."
Segundo Vainer, as vilas antigas barateavam o custo das casas porque dividiam mais o terreno. "Hoje representa um desejo de moradia da classe média."(TF)

Texto Anterior: Vilas ficam em área de 15 mil m2
Próximo Texto: Lei incentiva a construção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.