São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidades produzem empresas em 'incubadora'

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas universidades brasileiras incentivam o surgimento de novas empresas através de um programa de "incubadoras".
Nesse programa, o empreendedor recebe um local com equipamentos, subsídios (aluguel de telefone, sala) e apoio tecnológico para desenvolver seu projeto.
A futura empresa permanecerá na "incubadora" até estar pronta para ingressar no mercado.
A USP mantém uma "incubadora" na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, e outra no campus de São Carlos.
A "incubadora" de Piracicaba abriga 13 empresas voltadas para o setor agropecuário. Segundo o engenheiro agrônomo Hermas Amaral Germek, 44, coordenador da "incubadora", as universidades estão parando de formar empregados para formar empregadores.
Em São Carlos, a USP mantém uma "incubadora" desde 1984, que abriga dez empresas. As principais áreas de atuação são a eletrônica e de produção de software.
Outro exemplo de "incubadora" pode ser encontrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela faz parte do programa Tine (Treinamento Integrado de Novos Empreendedores).
Localizada em Florianópolis, a "incubadora" começou a funcionar em 1986 e abriga 15 empresas.
Segundo Tony Chierighini, 25, gerente da "incubadora", as principais empresas incubadas são de automação comercial, eletroeletrônicos, informática e química.
A UFSC também possui uma escola de empreendedores com cursos semestrais e um serviço permanente de consultoria técnica.
Segundo o professor Carlos Alberto Shnider, 45, diretor-geral da escola, a USFC está buscando um financiamento com a Finep (Financiadoras de Estudos e Projetos) de US$ 18 mil para essas novas empresas.
(CP)

Texto Anterior: Prestação de serviços indica sucesso
Próximo Texto: Acompanhamento é contínuo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.