São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acompanhamento é contínuo

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os novos empreendedores também podem buscar apoio nas universidades para desenvolver seus projetos.
Muitas instituições dão assessoria aos futuros empresários durante o projeto, desenvolvimento, instalação e integração das novas empresas ao mercado.
Os programas oferecidos podem prestar desde uma consultoria técnica até o financiamento de equipamentos e subsídios para que o pequeno empresário cresça.
A USP (Universidade de São Paulo) tem um programa de atendimento aos microempresários chamado "Disque-tecnologia".
Segundo o professor Luis Fernando Buffolo, 42, coordenador do programa, mais de 6.500 pessoas já foram auxiliadas pela USP.
"Cada caso é analisado e encaminhado de acordo com as necessidades do empresário", afirma.
A USP tem convênios com o Simpi (Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo) e com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Segundo Buffolo, os convênios auxiliam principalmente na área de financiamentos. O Sebrae, por exemplo, paga uma hora de consultoria por empresa.
A Unicamp (Universidade de Campinas) também faz consultoria tecnológica para micro e pequenas empresas.
Entre os serviços prestados estão a consultoria técnica, cursos de esclarecimento sobre custos, localização e equipamento necessário para a implantação da empresa.
"O programa criou um canal de comunicação fácil e rápido entre a empresa e a universidade", afirma o professor Jorge Umberto Nicola, 52, diretor do escritório de transferência tecnológica.
A microempresa Vegetal Care, da região de Limeira, recebeu apoio tecnológico da Unicamp para colorir as buchas vegetais para banho que produz.
"A Unicamp deu-nos apoio técnico e realizou todos os testes para que a coloração na fosse tóxica", afirma Heitor Henrique Gasperoto, 35, um dos sócios.
(CP)

PARA SABER MAIS:
Disque-tecnologia: (011) 211-0801; Unicamp: (0192) 39-3260; USP-Piracicaba: (0194) 21-3500; USP-São Carlos: (0162) 72-6977, ramal: 230; UFSC: (048) 234-3000.

Texto Anterior: Universidades produzem empresas em 'incubadora'
Próximo Texto: Projetos vão da agronomia à informática
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.