São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projetos vão da agronomia à informática

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os projetos desenvolvidos nas "incubadoras" universitárias abrangem várias áreas de atuação.
Entre as empresas incubadas na USP de Piracicaba, por exemplo, está a do engenheiro agrônomo João Adolfo Ponchio, 33. Ele produz mudas de plantas medicinais, condimentares e ornamentais.
Instalada na "incubadora" desde junho de 1994, a empresa já está em condições de fornecer mudas para os agricultores da região.
Outros exemplos de empresas incubadas em Piracicaba são a Farm Consultoria, a Controinset e a Inflora. Todas atuam na área de prestação de serviços.
A primeira faz consultoria agropecuária para diversas fazendas da região. Segundo o sócio Ives Cláudio da Silva Bueno, 25, a consultoria abrange desde a utilização de fertilizantes até o tratamento veterinário. "Grande parte do trabalho é realizado fora da "incubadora", mas isso só é possível pois temos uma sede para desenvolver e testar os produtos", diz ele.
Para Samuel Dal Porto, 23, sócio da Controinset, a situação é a mesma. A empresa desenvolve tecnologia para controle de pragas que afetam agricultura e a pecuária da região.
A Inflora, além da prestação de serviços na área ambiental e de engenharia florestal, desenvolve um projeto para produzir embalagens para produtos agrícolas.
Segundo Fernando Paiva Scardua, 27, sócio da empresa, a Inflora estará apta a deixar a "incubadora" num prazo máximo de três anos.
Na UFSC, uma das áreas mais procuradas é a Informática.
A microempresa Cianet está incubada na USFC desde dezembro de 1992 e desenvolveu um projeto de hardware que agiliza a comunicação dos dados em rede. Segundo o sócio Ricardo Broerig Philippi, 22, o projeto jamais poderia ter sido desenvolvido sem o apoio da universidade.
"Conseguimos aprontá-lo a tempo de apresentá-lo durante a Fenasoft de 1993, quando várias empresas se interessaram pelo produto. Isso nos deu subsídios para aprontar um protótipo do equipamento, que será apresentado na feira deste ano"
(CP)

Texto Anterior: Acompanhamento é contínuo
Próximo Texto: Como montar um café expresso?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.