São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série "Qualidade Total" completa um ano hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

A série "Qualidade Total", primeira experiência de fascículos da Folha, completa hoje um ano.
Foram oito fascículos (em papel cuchê e formato tablóide). Circularam aos domingos (entre 13 de março e 1º de maio). No total, foram 6.160.000 exemplares.
Elaborado em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) ao longo de cinco meses, "Qualidade Total" ganhou no mês passado o "Grande Prêmio Folha de Jornalismo/94".
"Pretendíamos levar o conceito de qualidade às pequenas empresas e encontramos o canal adequado", diz José Augusto Assumpção Brito, 51, presidente do Sebrae na ocasião. O Sebrae forneceu o material teórico, coletado por consultores e técnicos que viajaram pela Europa, Estados Unidos e Japão.
A Folha reuniu uma equipe para organizar os temas, trabalhar a redação dos textos, elaborar um projeto gráfico —além de descobrir oito pequenas e médias empresas que contabilizavam sucesso com programas de qualidade. A Folha também reuniu oito artigos de especialistas sobre o tema.
Na época, as empresas brasileiras se viam forçadas a enfrentar a concorrência com maior agressividade e a estabelecer padrões de excelência e de competitividade.
"Os fascículos colocaram nas bancas conhecimentos então restritos a grandes corporações e universidades", afirma Ricardo Gandour, 32, hoje diretor-adjunto de Marketing Editorial da Empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha, e então diretor de Suplementos e coordenador da série.
Com "Qualidade Total", as vendas do jornal nas bancas aos domingos cresceram em cerca de 10%. Na na mesma época, outros jornais esperavam aumentar suas tiragens usando sorteios.
"Conquistamos novos leitores oferecendo um produto com maior valor agregado e mostramos que esse é o caminho para vencer a concorrência", diz Flávio Pestana, 32, diretor-executivo de Marketing e Circulação da Empresa Folha da Manhã S/A.
A série "Qualidade Total" deu origem a 40 palestras com especialistas promovidas pela Folha e foi precursora dos fascículos publicados pelo jornal. Ontem, os leitores receberam os primeiros fascículos do "Atlas da História do Mundo", oitava experiência do gênero veiculada pela Folha.
Desde "Qualidade Total", os leitores puderam colecionar "Seu Negócio na Nova Era", "História das Copas", "Dicionário Folha/Aurélio", "Atlas Geográfico Mundial" e "Conhecer Por Dentro". E continuam recebendo fascículos de "500 Receitas".

LEIA MAIS
sobre Fascículos à pág. 1-8

Texto Anterior: CUT se reúne em Brasília dividida sobre reforma na Constituição
Próximo Texto: Empresas pediram coleções extras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.