São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unicamp fotografa trote em seu campus

DA REPORTAGEM LOCAL

O trote da Unicamp este ano teve pelo menos uma novidade: foi fotografado. A idéia era garantir imagens que pudessem identificar os responsáveis por eventuais excessos cometidos contra calouros.
Segundo o pró-reitor de graduação da Unicamp , José Tomaz Vieira Pereira, 51, havia dois "fotógrafos" no campus, no primeiro dia de aula —6 de março: um funcionário do corpo de segurança e uma professora.
Segundo ele, os alunos sabiam "informalmente" que haveria a vigilância eletrônica. Mas ele reconhece que não fez nenhum comunicado para dar aos alunos.
"Das imagens que eu vi, não houve nenhum excesso", diz Pereira. Além das fotos, veteranos e professores foram orientados a evitar qualquer tipo de violência contra os calouros.
"Nós recolhemos 15 tesouras, 1 canivete, 1 cortador de cabelos e um litro de pinga com veteranos. Também pedimos cautela com o uso de tintas e brincadeiras que pudessem incorrer em risco aos candidatos."
Apesar de tanto cuidado, Pereira admite ter recebido reclamações de pais e alunos. "Uma mãe nos procurou dizendo que os documentos do filho tinham desaparecido. Estamos tentando apurar, mas como ela não quis se identificar, fica mais difícil punir os responsáveis", diz ele.
A punição é severa. Em alguns casos pode até significar a expulsão do aluno.

Texto Anterior: Ensino é ótimo, diz representante
Próximo Texto: Convênio exclui particulares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.