São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995![]() |
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Companhia preserva repertório clássico
ANA FRANCISCA PONZIO
Além de "O Lago dos Cisnes", uma das obras mais populares da história da dança, o Kirov mostrará ao público brasileiro a versão integral de "O Corsário", geralmente apresentada em fragmentos. Produzido em 1856 pelo Teatro da Ópera de Paris, "O Corsário" é baseado em um poema homônimo de Byron. Seu enredo é protagonizado por uma garota grega, transformada em escrava e salva por um pirata que por ela se apaixona. Repleta de proezas espetaculares, a coreografia de "O Corsário" é frequentemente utilizada por bailarinos que desejam exibir qualidades técnicas. Na temporada brasileira, o papel principal de "O Corsário" será dançado por uma das estrelas atuais do Kirov: Farukh Ruzimatov, 32, nascido em uma região russa próxima do Afeganistão e da China. Por essa razão, o bailarino Ruzimatov foge à regra quanto à aparência dos bailarinos russos. Moreno, traços exóticos, confere a suas interpretações um caráter por vezes primitivo. O grupo de primeiras bailarinas inclui Altynai Asylmuratova e Yulia Makhalina, que vem merecendo calorosos elogios da crítica norte-americana e européia. Oleg Vingradov, diretor do Kirov, é contemporâneo de Rudolf Nureyev. Ambos estudaram com um professor legendário, Alexander Pushkin. Nascido em São Petersburgo, Vinogradov começou a dançar com o Ballet Novosibirsk, em 1958. Como coreógrafo, realizou várias versões do repertório clássico, como "Romeu e Julieta" e "Cinderella". Vinogradov assumiu a direção do Kirov em 1977. Apesar da fama de conservador de Vinogradov, Béjart, após seu contato com o Kirov, criou para sua companhia, o Béjart Ballet Lausanne, a superprodução "Souvenir de Leningrad". À parte a preservação do repertório clássico, Vinogradov procura realizar novas montagens, como "Potenkin". Contudo, o Kirov perdeu grandes talentos nos últimos anos. Como a bailarina Nina Ananiashvili, hoje no Royal Ballet de Londres. Talvez, agora, em vez de um farto "banquete", o Kirov ofereça apenas uma amostra parcial do que já representou. Mas a excelência associada a seu nome ainda é capaz de estimular a imaginação. Afinal, não é qualquer companhia que pode exibir no currículo fases fundamentais da trajetória da dança, como as performances de Marle Taglioni, primeira bailarina romântica da história do balé. (AFP) Texto Anterior: Ballet Kirov dança tradição russa no Brasil Próximo Texto: Brasil viu partes do grupo Índice |
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