São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salinas e família deixam o México e vão para Nova York, diz jornal

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

O ex-presidente mexicano Carlos Salinas de Gortari deixou o país na tarde do último sábado.
Acompanhado de sua família, fugiu para Nova York em uma jato particular do empresário Roberto González Barrera, o maior produtor de milho do país.
Segundo o jornal "La Jorrnada", a ruptura definitiva entre Salinas e o atual presidente, Ernesto Zedillo, se deu na sexta-feira, quando o ex-presidente teria feito várias ligações ao Palácio de Los Pinos (sede da Presidência mexicana) sem ser atendido.
A relação de Salinas e Zedillo já estava muito abalada. Nos dois principais crimes políticos ocorridos em 1994 no México as investigações rondam o ex-presidente.
Raúl Salinas, irmão de Carlos, está preso. Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato de José Francisco Ruiz Massieu, ex-secretário geral do PRI.
No assassinato do ex-candidato do PRI (governista) à Presidência, Luis Donaldo Colosio, as investigações apontam para José Córdoba Montoya, braço direito de Salinas durante seu governo.
Segundo um funcionário da casa de Salinas em Monterrey, não havia mais ninguém da família na cidade. Ele não soube informar o paradeiro de Salinas.
Desde o dia 28 de fevereiro, quando foi deliberada a ordem de prisão contra Raúl Salinas de Gortari, há rumores de que o ex-presidente deixaria o país.

Texto Anterior: Aeroporto no mar aumenta vôos
Próximo Texto: Observadores chegam à região da fronteira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.