São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Observadores chegam à região da fronteira

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A missão de observadores que vai fiscalizar o cumprimento do cessar-fogo entre Peru e Equador chegou ontem à cordilheira do Condor —foco da disputa territorial entre os dois países, que se iniciou em 26 de janeiro deste ano.
A missão tem 55 membros, entre civis e militares, pertencentes aos países avalistas do Protocolo do Rio (Argentina, Chile, EUA e Brasil), que estabeleceu em 1942 as fronteiras entre Peru e Equador.
Os observadores foram recebidos na cidade equatoriana de Patuca, a 50 km da zona do conflito, pelo chefe do Estado Maior das Forças Armadas do país, general Paco Moncayo.
Os dois países assinaram uma declaração de paz em fevereiro. Ontem, o presidente do Equador, Durán-Ballén, disse que a missão garantirá a retirada das tropas.
Apesar disso, o presidente Alberto Fujimori, do Peru, prorrogou em 60 dias o estado de emergência nas províncias de Limas e Callao, afirmando que "ainda existem ações sediciosas"'na região.

Texto Anterior: Salinas e família deixam o México e vão para Nova York, diz jornal
Próximo Texto: Encontro apela para a 'consciência internacional'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.