São Paulo, terça-feira, 14 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Importação de coco industrial gera crise

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

A cultura do coco industrial está ameaçada de desaparecer na região litorânea do Nordeste brasileiro.
O custo do coco produzido na região é muito mais alto que o dos concorrentes da África e Ásia, onde a cultura é subsidiada.
A importação da fruta pela indústria nacional provocou, nos últimos três meses, a queda no preço interno do produto.
O coco que era vendido por R$ 1/unidade, baixou neste período para menos de R$ 0,15, paralisando os negócios no Nordeste.
A região produz cerca de 10 milhões de cocos por ano, em plantações na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. A cultura emprega perto de 60 mil pessoas.
Os produtores afirmam que caso o governo não aumente as alíquotas de importação do coco asiático e africano, hoje em 10%, o resultado será o abandono dos coqueirais.

Texto Anterior: Cofres vazios; Conta-gotas; Corte de 10%; Velho de guerra; Covas vacina; Exportação ameaçada; Proálcool; Indústria defende; Ataque de nervos; Desencontro; Panos quentes; Ritmo acelerado; Auditoria; Polêmica ecológica
Próximo Texto: Laranja doce
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.