São Paulo, terça-feira, 14 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher será admitida na engenharia do ITA

DA FOLHA VALE

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), vai abrir pela primeira vez em 45 anos o curso de engenharia para mulheres.
A decisão foi anunciada ontem pelo ministro da Aeronáutica, Mauro Gandra, 61, depois de ministrar a aula inaugural do ano letivo de 95 para cem alunos.
A mulheres poderão ingressar no ITA a partir do próximo ano. Segundo Gandra, essa decisão deveria sido tomada há 13 anos quando houve abertura das Forças Armadas para o serviço militar feminino.
O ministro afirmou que as mulheres poderão escolher qualquer um dos cinco cursos de engenharia oferecidos pelo ITA —aeronáutica, eletrônica, mecânica aeronáutica, infra-estrutura aeronáutica e computação —e também optar pela carreira militar, como acontece atualmente com os homens.
As aulas no ITA são em tempo integral e a duração mínima dos cursos é de cinco anos. O vestibular do ITA é considerado como um dos mais difíceis do país.
A não-participação de mulheres no vestibular do ITA era uma das exigências da lei que criou o curso, em 50. Ainda permanece a obrigatoriedade dos alunos serem solteiros.
O reitor do ITA, Euclides Carvalho Fernandes, 52, disse que ficou satisfeito com a decisão do ministro em permitir que as mulheres frequentem o curso. "A medida foi acertadíssima", afirmou.

Texto Anterior: Estilo de livro didático dificulta capacidade comunicativa de aluno
Próximo Texto: Câmara de SP tenta aprovar lei antipoluição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.