São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
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Restrições acirram a criatividade

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de competitividade e emoção, o novo regulamento da F-1 para este ano é claro em um ponto: evitar que alguém morra.
O quadro era bem diferente há um ano, quando as discussões giravam em torno do banimento da eletrônica e da volta do reabastecimento, medidas para tornar a corrida mais atraente —e só.
Obviamente, ninguém imaginou que o balanço entre o regulamento e a criatividade de engenheiros e projetistas estivesse tão desequilibrado em 94. A ponto de permitir tantas tragédias.
Este ano a FIA não pensou duas vezes para aumentar o coeficiente de segurança do cálculo. Além de manter o pacote de mudanças imposto no meio da temporada anterior, redefiniu pontos básicos (leia texto abaixo).
O resultado são carros mais lentos e mais seguros. Ponto para a FIA. E como ficam os projetistas?
Mais criativos, já que superar os limites, dentro do regulamento, é o grande desafio.
Nenhuma novidade. Desde os tempos do genial Colin Chapman que a coisa funciona assim. (JHM)

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