São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995 |
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Carros pesados, motores menos potentes
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Em plano geral, confirmaram-se as chamadas tendências, como o nariz alto tipo Benetton. Mas em alguns detalhes, cada equipe apurou os projetos a seu modo. A seguir, as pontos básicos que foram alterados e algumas soluções adotadas. Motor: redução de cilindrada de 3.500 cc para 3.000 cc, uma perda de potência avaliada em 70 cavalos na média. A diminuição do volume deve, também, causar problemas de durabilidade, já que os motores deverão desenvolver mais rotações por minuto. Analisando a pré-temporada, a Renault, que fornece para Williams e Benetton, parece ter saído na frente. Aerodinâmica: até 94, todas as dimensões tinham como referência o solo. Agora, tudo será medido do "skid-block", o degrau no fundo dos carros que também foi alterado —5 cm de altura por 30 cm de largura, mais uma camada de madeira de 1 cm. Neste caso, a solução mais revolucionária foi a nova suspensão "Hidrolink" da Tyrrell. Ninguém explicou como funciona, mas são prometidos alguns efeitos de suspensão ativa (inteligente). O aerofólio, na frente, conforme as novas regras, não pode ultrapassar a altura de 20 cm (a partir do assoalho). E na traseira, foi limitado a 85 cm de altura. Nesse item, quem mais ousou foi a McLaren. Instalou um aerofólio suplementar acima do motor, burlando os tais 85 cm, já que, no regulamento, o limite só vale até a roda traseira. Tanque de combustível: ao contrário do ano passado, a capacidade do reservatório voltou a ser de livre escolha. A maioria das equipes optou por 130/140 litros. A Pacific radicalizou: 90 litros. Cockpit: a FIA estabeleceu maiores dimensões para o lugar do piloto, além de aumentar a estrutura deformável dianteira e criar outras duas laterais. O projeto da Sauber é o mais notável. Além dessas alterações, o peso de carro mais piloto tem agora o limite de 595 kg. Em 94, o carro deveria ter 515 kg, vazio. (JHM) Texto Anterior: Restrições acirram a criatividade Próximo Texto: COMO FOI EM 94 Índice |
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