São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carros pesados, motores menos potentes

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

As alterações no regulamento da F-1 para este ano causaram certo rebuliço nas pranchetas, quer dizer, computadores das equipes.
Em plano geral, confirmaram-se as chamadas tendências, como o nariz alto tipo Benetton.
Mas em alguns detalhes, cada equipe apurou os projetos a seu modo. A seguir, as pontos básicos que foram alterados e algumas soluções adotadas.
Motor: redução de cilindrada de 3.500 cc para 3.000 cc, uma perda de potência avaliada em 70 cavalos na média.
A diminuição do volume deve, também, causar problemas de durabilidade, já que os motores deverão desenvolver mais rotações por minuto.
Analisando a pré-temporada, a Renault, que fornece para Williams e Benetton, parece ter saído na frente.
Aerodinâmica: até 94, todas as dimensões tinham como referência o solo. Agora, tudo será medido do "skid-block", o degrau no fundo dos carros que também foi alterado —5 cm de altura por 30 cm de largura, mais uma camada de madeira de 1 cm.
Neste caso, a solução mais revolucionária foi a nova suspensão "Hidrolink" da Tyrrell. Ninguém explicou como funciona, mas são prometidos alguns efeitos de suspensão ativa (inteligente).
O aerofólio, na frente, conforme as novas regras, não pode ultrapassar a altura de 20 cm (a partir do assoalho). E na traseira, foi limitado a 85 cm de altura.
Nesse item, quem mais ousou foi a McLaren. Instalou um aerofólio suplementar acima do motor, burlando os tais 85 cm, já que, no regulamento, o limite só vale até a roda traseira.
Tanque de combustível: ao contrário do ano passado, a capacidade do reservatório voltou a ser de livre escolha. A maioria das equipes optou por 130/140 litros. A Pacific radicalizou: 90 litros.
Cockpit: a FIA estabeleceu maiores dimensões para o lugar do piloto, além de aumentar a estrutura deformável dianteira e criar outras duas laterais. O projeto da Sauber é o mais notável.
Além dessas alterações, o peso de carro mais piloto tem agora o limite de 595 kg. Em 94, o carro deveria ter 515 kg, vazio. (JHM)

Texto Anterior: Restrições acirram a criatividade
Próximo Texto: COMO FOI EM 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.