São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

75% dos leitos serão ocupados por rede pública

DA REPORTAGEM LOCAL

Para receber o terreno como doação da prefeitura, a Fundação do Fígado se comprometeu a manter 75% dos leitos do hospital para pacientes do serviço público de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde). Os 25% restantes serão ocupados por particulares.
Segundo Raia, o financiamento para a construção do hospital deverá ser obtido através de linhas de crédito para projetos sociais de órgãos federais, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e a Caixa Econômica Federal.
Atualmente, a Unidade do Fígado do Hospital das Clínicas tem apenas 22 leitos.
A demanda por este tipo de tratamento é alta. Pacientes que têm problemas no fígado devido à esquistossomose (verminose que atinge 8 milhões no país), alcoolismo ou hepatite crônica necessitam de tratamento especializado.
O novo hospital também deve se especializar no tratamento de alcoólatras. Estima-se que 18 milhões de pessoas no país sejam dependentes de álcool.
O novo hospital servirá ainda para pesquisa. A fundação fechou um acordo com a Universidade de São Paulo para desenvolver ali cursos de pós-graduação na área de fígado.
O prédio do instituto deverá ter a forma hexagonal (com seis lados). Ele é inspirado no "lóbulo" do fígado. Trata-se da unidade funcional do órgão. Milhões deles juntos formam o fígado.
Como o terreno está acima do nível da marginal, deve ser construído um elevador como o elevador Lacerda, de Salvador (BA).
O ex-deputado federal Florestan Fernandes (PT) é um dos entusiastas do projeto. Paciente de Raia desde que uma hepatite atingiu seu fígado, ele afirma que o instituto trará "grande benefício para o tratamento e para a pesquisa na área das doenças hepáticas no Brasil".

Texto Anterior: Câmara vota doação de área a megahospital
Próximo Texto: FHC quer integração maior entre hospitais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.