São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cruz ganha o ouro nos 1.500 m do Pan-95

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A MAR DEL PLATA

O meio-fundista brasileiro Joaquim Cruz, 32, ganhou ontem a medalha de ouro na prova dos 1.500 m dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina.
Ele cumpriu o percurso em 3min40s26, estabelecendo o novo recorde pan-americano. A marca anterior era de 3min40s50, estabelecida em 79 pelo norte-americano Donald Page.
O recorde mundial é do argelino Noureddine Morcelli (3min28s86).
A medalha de prata ficou para Terrance Herrington (EUA, 3min40s97) e o bronze foi para Jason Pyrah (EUA, 3min42s34).
Edgar Martins, do Brasil, terminou em quinto lugar, com o tempo de 3min43s98.
O Brasil vem ganhando as provas dos 1.500 m do Pan desde 1983. Naquele ano, em Caracas, a vitória foi de Agberto Guimarães (3min42s91). Em Indianápolis-87, venceu Joaquim Cruz (3min47s34) e no Pan de Havana-91, o ouro ficou com José Mauro Valente (3min42s90).
A medalha de ontem marca a volta de Cruz às competições de alto nível. O atleta enfrentou nos últimos meses sérios problemas de contusões e quase perdeu a chance de disputar o Pan-Americano.
"Antes da prova me senti meio perdido pois não sabia que tática iria adotar. Decidi correr no bloco intermediário e arranquei no final", disse Cruz, medalha de ouro nos 800 m dos Jogos Olímpicos de Los-Angeles, em 1984.
Cruz disse que agora pretende disputar o Mundial de Atletismo marcado para agosto na Suécia e também conquistar uma vaga na delegação brasileira que vai participar dos Jogos Olímpicos de Atlanta, EUA, em 96.
Hoje é dia de folga no atletismo do Pan. As competições recomeçam amanhã.
No torneio de boxe, o peso-ligeiro (até 60 kg) Acelino Freitas garantiu a medalha de bronze ao vencer Julian Carrero, de Porto Rico, por pontos (24-4). Nas semifinais, quarta-feira, ela vai enfrentar Francisco Osono Gary, da Colômbia.

Texto Anterior: INDYFOLHA
Próximo Texto: Delegação brasileira festeja o dia mais positivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.