São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU cobra apuração dos casos de violação dos direitos humanos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ONU (Organização das Nações Unidas) está cobrando do governo Fernando Henrique Cardoso uma posição mais clara na questão da violação dos direitos humanos.
O recado foi dado ontem ao CDDPH (Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), pelo representante do Itamaraty, José Augusto Lindgren, em reunião realizada pela manhã no Ministério da Justiça.
A ONU está interessada em saber quais providências estão sendo tomadas para conter a suposta influência do aparelho repressivo do Estado na onda de violência registrada nas últimas semanas.
A ONU quer saber especificamente quais providências o governo brasileiro tomou para apurar a morte do assaltante Cristiano Moura Mesquita de Mello, no último dia 9, pelo cabo da Polícia Militar, Flávio Ferreira Carneiro.
A execução foi filmada por uma equipe da TV Globo e as imagens correram o mundo, chocando a comunidade internacional. O próprio Jobim adiantou que vai encaminhar às Nações Unidas um relatório detalhando as providências tomadas pelo governo FHC.
Outro caso que despertou interesse da ONU foi o desaparecimento do advogado Antônio Rufino da Cruz, ocorrido em novembro do ano passado, durante a Operação Rio. Ele foi visto pela última vez sendo preso por soldados do Exército.
Jobim anunciou que vai a São Paulo, nos próximos dias, para apressar a conclusão do inquérito que apura a chacina do Carandiru, ocorrida em 1993, que provocou a morte de presos.

Texto Anterior: Dois grupos atuam na região
Próximo Texto: Deputados vão investigar 'caixinhas'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.