São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Norte tem gás sarin

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Ministério da Defesa da Coréia do Sul acusou o regime comunista norte-coreano de manter mais de 1.000 toneladas de armas químicas de 13 tipos diferentes, entre eles o gás sarin.
A Coréia do Norte poderia elevar seus estoques rapidamente para 12 mil toneladas em caso de eclodir uma guerra, disse um oficial sul-coreano.
" A Coréia do Norte tem o terceiro maior arsenal de armas químicas do mundo', afirmou.
O país teria começado a adquirir estoques de gás sarin da URSS nos anos 50 e mais tarde construiu uma fábrica própria, com tecnologia soviética.
Em Moscou, o especialista russo em guerra química Vil Mirzaianov afirmou que seu país mantém "mal vigiadas e em condições inadequadas de armazenamento" 40 mil toneladas de armas químicas produzidas durante o regime soviético, entre as quais 32 mil toneladas do gás sarin.
"Roubar um obus carregado de sarin neste país não é difícil", afirmou Mirzaianov. Segundo ele, a produção do gás na Rússia foi interrompida nos anos 70.
Em Florença, o juiz especializado em combate à Máfia Pier Luigi Vigna afirmou que o desmantelamento dos órgãos de segurança dos países do Leste Europeu pode ter facilitado o acesso do crime organizado a armas químicas.
"Ex-agentes do KGB soviético e de serviços similares têm contatos com o crime organizado", disse Vigna. Ele reconheceu não ter dados concretos sobre a posse de armas químicas pela Máfia.

Texto Anterior: Gás intoxica 16 pessoas em edifício de Seul
Próximo Texto: Líder do grupo fala em suicídio coletivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.