São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gás intoxica 16 pessoas em edifício de Seul

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 16 pessoas foram hospitalizadas ontem em Seul, na Coréia do Sul, devido a intoxicação por um gás misterioso.
A polícia sul-coreana está em alerta nas áreas da cidade onde há grande concentração de pessoas devido ao temor de um atentado como o de Tóquio.
O incidente de ontem ocorreu por volta das 16h (hora local) nos andares mais altos de um prédio de escritórios no centro da cidade.
Dez das vítimas eram funcionários da empresa de seguros American International Insurance, situada no 18º andar. Alguns foram retirados inconscientes do prédio.
"Eu desmaiei e meus músculos estavam enrijecidos", disse uma das vítimas à TV estatal KBS. Outras pessoas deixaram o prédio tossindo e reclamando de tontura.
A polícia afirmou acreditar que o vazamento de gás foi acidental e se originou no equipamento de ar condicionado do prédio.
Policiais não descartaram, porém, a hipótese de um atentado. Funcionários da American International Insurance relataram que a empresa vinha recebendo telefonemas anônimos com ameaças.
A Polícia Federal da Austrália disse ontem que membros da seita Aum Shinrikyo que vinham do Japão foram presos ao tentar entrar no país com produtos químicos.
O incidente, ocorrido em 1993, foi lembrado no Parlamento australiano durante um debate sobre o atentado de Tóquio.
A porta-voz da PF, Tracy Dickerson, disse que dois dos integrantes do grupo de 25 japoneses que desembarcou em Perth com vistos turísticos em setembro daquele ano traziam garrafas de ácido hidroclorídrico em uma caixa cujo rótulo dizia conter sabão.
Tomomasi Nakagawa, médico, e Seiichi Endo, bioquímico, foram libertados depois de pagar multa.

Texto Anterior: Polícia acha em coma 50 adeptos de seita japonesa
Próximo Texto: Coréia do Norte tem gás sarin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.