São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parques sofrem "inflação" de elefantes

FERNANDO ROSSETTI

Erramos: 22/06/95
O caderno Turismo errou ao publicar na edição do dia 23 de março, à pág. 6-12, legendas trocadas para as cataratas de Vitória e para a placa que indicava a fronteira de Zimbábue.
Parques sofrem "inflação" de elefantes
Em seus 14.600 km2, Parque Nacional Hwange possibilita ver de perto hienas, leões, girafas e rinocerontes
Nas cataratas de Vitória (África)
Após uma década de preservação ambiental, os parques naturais do Zimbábue estão enfrentando um problema inédito: a superpopulação de elefantes.
Para o turista isso é mais uma vantagem para quem quer conhecer de perto a fauna africana.
A 5 km das cataratas de Vitória fica o Parque Nacional Zambezi, que tem bangalôs com diárias custando cerca de US$ 20 por pessoa.
O parque beira o rio Zambezi e tem a maioria dos bichos que se vê em um filme de Tarzã.
Mas o melhor parque de todo o Zimbábue é o Hwange, a cerca de 150 km das cataratas de Vitória. São seus 14.600 km2 que têm enfrentado o problema de superlotação de elefantes.
Esse parque tem acampamentos e acomodações para todos os tipos de turistas. Alguns dos lugares são "invadidos" à noite por hienas e leões, mas há bastante segurança para os visitantes.
Os passeios podem ser feitos a pé, acompanhado por um guarda armado, de dia ou de noite, de carro alugado ou em jipes do parque.
Com a superpopulação é difícil não avistar —e muitas vezes se aproximar— de elefantes, leões, girafas e rinocerontes, além de milhares de antílopes.
Nos caminhos entre cataratas de Vitória e esses dois parques se encontra também o melhor e mais barato artesanato local. O destaque são as esculturas de animais em madeira ou pedra.

Texto Anterior: Explorador escocês revelou e batizou cachoeiras
Próximo Texto: Londres promove liquidação de turismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.