São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colheita deve render 320 mi de caixas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Abecitrus (Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos) prevê a produção de 320 milhões de caixas de laranja de 40,8 kg para a safra paulista 95/96.
A estimativa é 15,5% superior à safra anterior, que foi de 277 milhões de caixas de 40,8 kg e gerou polêmica entre as indústrias e os produtores.
O número contraria a expectativa dos produtores de que haveria quebra da safra, devido à seca que afetou os pomares em plena florada de setembro.
"Numa pesquisa com 500 produtores, 80% deles informaram que terão a produção reduzida", diz Leonardo Kossoy, presidente da Aciesp (Associação dos Citricultores de São Paulo).
Caso do produtor Antônio Fioreze, de Monte Azul Paulista (398 km a noroeste de São Paulo), que espera uma quebra de 30 mil a 40 mil caixas em sua produção.
"Não perdi árvores, mas houve uma queda grande de frutos, por causa da seca", diz.
Segundo ele, outros citricultores do município também terão a produção reduzida entre 15% e 20%. Os produtores consideram a estimativa otimista da Abecitrus como uma estratégia para derrubar os preços para o produtor.
Os dados da Abecitrus mostram que as árvores produtivas em São Paulo passaram de 150 milhões para 153 milhões e a produtividade crescerá de 1,84 para 2,09 caixas/árvore.
A Abecitrus promete para maio a divulgação da previsão definitiva da safra. O trabalho tem como base informações das indústrias Citrosuco, Cutrale, Cargill e Coinbra/Frutesp.

Texto Anterior: Embrapa revisa planilha
Próximo Texto: Brasileiro consome mais suco pronto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.