São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro consome mais suco pronto

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Abecitrus prevê que os brasileiros deverão consumir este ano entre 80 milhões e 100 milhões de caixas de laranja. Em 94, o consumo foi de 50 milhões de caixas.
Somente entre novembro de 94 e fevereiro deste ano, as vendas de laranja de mesa no mercado interno cresceram 72%, estimuladas pelo plano real.
"Há um crescimento significativo na produção e consumo de sucos prontos", diz Ademerval Garcia, presidente da Abecitrus.
As exportações de suco concentrado e congelado, no entanto, tendem a diminuir, segundo ele.
"A previsão é de que haja uma queda das 1,4 milhões de toneladas exportadas no ano passado, para 950 mil toneladas", afirma Garcia.
Segundo ele, entre os fatores responsáveis pela redução estão a defasagem cambial em relação ao real, os melhores preços do mercado nacional e a expectativa de uma safra de 206 milhões de caixas na Flórida (EUA).
Na última safra, as exportações para os Estados Unidos já caíram de 35,1% para 26%. E o Canadá, que comprava 20 mil toneladas, levou apenas mil.
As indústrias anunciam o início da produção de sucos para agosto, com dois meses de atraso, devido ao retardamento na colheita.

Texto Anterior: Colheita deve render 320 mi de caixas
Próximo Texto: Somente 4% das vacas são inseminadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.