São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Knoor garante renda com mais tecnologia

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O produtor José Cristhovão Knoor, 53, afirma que só não perderá dinheiro nesta safra de milho porque é tecnificado.
Ele vai obter média de 7.500 quilos/ha, bem superior à média nacional de 2.100 quilos/ha.
Knoor, que tem 155 ha de milho em Rolândia (385 km ao norte de Curitiba), no Paraná, culpa o ministro da Agricultura pela situação dos produtores.
"O ministro Vieira conseguiu acabar com o trigo, com o algodão e agora quer acabar com o milho".
A maior reclamação de Knoor é contra a TR nos financiamentos agrícolas, que em sua opinião deveria ter acabado com a implantação do Plano Real.
Outra bronca do produtor é contra o fato de o governo federal não sustentar o preço mínimo (R$ 6,32). No início do mês, o milho valia R$ 4,50 a saca.
Com produtividade de 7.500 quilos/ha, Knoor gastou uma média de 3.700 quilos/ha como custo de produção. "Isto demonstra de que quem produziu pouco perdeu dinheiro".
Ele plantou também 242 ha de soja e produz cana e café. Knoor pretende usar o lucro com o milho para financiar a safrinha e reinvestir na terra.
Para alcançar uma das maiores produtividades do Paraná, Knoor recorreu a oito variedades de milho híbrido de cinco empresas diferentes. Ele conseguiu maior produtividade com o Agroceres 8.012.
Para Knoor, o produtor deve testar sempre as inovações tecnológicas e testar novas variedades.
Adepto do plantio direto, Knoor recorre ao método tradicional de plantio quando tem que repor nutrientes ao solo.
"O plantio direto é o melhor sistema para o milho. Só usamos o convencional quando a análise de solo determina a necessidade de calagem". Calagem é uso do calcário pelo produtor para reduzir a acidez do solo.

Texto Anterior: Estoques ditam preços
Próximo Texto: Plantio inicia em abril
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.