São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantio inicia em abril

DA REPORTAGEM LOCAL

A comercialização de trigo da safra a ser plantada em abril pode fluir melhor caso os agricultores assimilem como positiva a substituição da TR pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) no crédito de custeio da safra de inverno.
A mudança foi anunciada pelo governo há duas semanas.
Com juro anual próximo a 25%, o custo total do empréstimo pela TJLP pode ficar abaixo de 35% ao ano, contra os quase 50% acumulados no crédito indexado pela TR.
O atraso na colheita da safra de verão e a queda nos preços do milho também são fatores que podem afetar o plantio da safrinha, abrindo espaço para o trigo.
Por outro lado, a intenção do ministro da Agricultura, José Eduardo de Andrade Vieira, é rebaixar o preço mínimo do trigo superior dos atuais R$ 174 a tonelada para algo em torno de R$ 150.
Vieira acredita que a redução diminuirá os gastos do governo com aquisições e EGFs do produto que não flui no mercado, em função da concorrência com as importações.
Estão nos estoques oficiais um total de 2,212 milhões de toneladas (1,418 milhão em EGF e 794 mil toneladas em AGF).
Desde agosto de 94, a Conab vendeu 235 mil t de seus estoques.
Outro elemento que vai pesar na comercialização deste ano é a briga dos moinhos pela eliminação da alíquota de importação e a inclusão do Brasil no programa de financiamento das exportações dos EUA, o EEP.

Texto Anterior: Knoor garante renda com mais tecnologia
Próximo Texto: Falta dinheiro para safra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.