São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bissi volta a investir

DO ENVIADO ESPECIAL A LONDRINA

Animado com a recuperação dos preços do algodão, o agricultor Milton Bissi, 55, acredita que daqui para frente a tendência é de que a área da cultura continue a aumentar.
Nesta safra, Bissi espera que a produtividade média de sua lavoura, no município de Jataizinho, na região de Londrina (PR), alcance 120 arrobas/ha.
A média é 40 arrobas mais alta que a estimada para a região pela Valcoop (Cooperativa Agropecuária Vale do Tibagi Ltda.).
Em 94, Bissi colheu em média 85 arrobas/ha, por causa de problemas climáticos.
Para combater o bicudo e o percevejo, ele deve fazer dez aplicações de inseticida a cada safra.
Mas este ano Bissi está fazendo o manejo integrado de pragas, que reduziu para três o número de aplicações de veneno.
"Dá para conviver com o bicudo", diz ele, que reclama do vermelhão, doença sem causa conhecida que apareceu nas plantações de algodão do PR na safra de 94.
Segundo o agricultor, o vermelhão pode elevar para 14 o número de aplicações de inseticida e derrubar as maçãs do algodão.
O algodão era o principal produto de Bissi até 93, quando uma chuva forte de granizo destruiu toda a lavoura.
Desanimado com a perda da safra, Bissi investiu na diversificação da fazenda e hoje cultiva dois alqueires de milho, nove de soja, 2,5 de algodão e sete de pastagens.

Texto Anterior: Escassez eleva preços
Próximo Texto: Boa oferta segura preço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.