São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temp melhora a produtividade

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A família Temp, que há três gerações planta arroz, obteve este ano sua maior produtividade graças ao sistema de plantio pré-germinado, no qual é pioneira na região de Santa Cruz do Sul (RS).
O bom desempenho da lavoura com o sistema permitirá que Áureo Temp, 23, construa um galpão com secador, conclua a obra de sua casa e realize o sonho de casar no ano que vem.
No início dos anos 90, quando seu pai, Libério Irineu Temp, 49, ainda plantava fumo e os negócios não iam muito bem, Áureo, que tem segundo grau completo, saiu de casa para trabalhar como servente de pedreiro.
Na safra passada, orientado pelo técnico agrícola Ademir João Santin, 34, da Emater, Áureo passou a fazer o plantio pré-germinado em parte dos 40 hectares (16 próprios).
Repetiu a dose este ano, aumentando a área. A produtividade média obtida com o sistema é de 7.500 quilos/ha, contra 4.000 quilos/ha do plantio convencional.
O método, que consiste basicamente em lançar a um solo aplainado sementes já germinadas fora dele (em sacos), elimina o indesejável arroz vermelho.
Ele reduziu o custo em 70%, devido ao menor uso de veneno, máquinas e água.
Nesta safra, a família deve colher cerca de 200 t de arroz. Em dois anos, Áureo espera estar plantando toda a lavoura com o sistema, que também apresenta a vantagem de não ser prejudicado pela chuva na hora do plantio.

Texto Anterior: Boa oferta segura preço
Próximo Texto: Clima reduz a produção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.