São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
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Carro de luxo começa a encalhar na revenda

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os carros nacionais de luxo —preço acima de R$ 20 mil— começam a encalhar.
Para reduzir estoques, as revendas são obrigadas a dar descontos que chegam, em alguns casos, a 20%, e até a oferecer viagens ao exterior aos clientes.
Desde o início do ano, as fábricas reduziram os preços dos seus automóveis mais caros em até 15%. Além disso, em fevereiro, o governo aumentou o imposto sobre os carros importados.
Essas medidas não foram suficientes para aumentar a procura por modelos como o Versailles e Verona (Ford), Santana e Quantum (Volks), Vectra e Omega (GM) e Tempra (Fiat).
A situação se agravou depois que o governo proibiu a venda pelo sistema de leasing (aluguel com opção de compra), que representava mais de 35% das vendas.
Humberto Pereira Carneiro, presidente da Abracaf (associação das lojas Fiat), define o mercado como "quase parado". Segundo ele, mesmo com descontos que chegam a 12% está difícil achar comprador para o modelo Tempra.
A rede Volkswagen deve definir até quinta-feira a realização de uma grande campanha para tentar desencalhar alguns modelos, entre eles o Logus e o Pointer. Embora não sejam os carros mais caros da marca (entre R$ 18 mil e R$ 25 mil, pela tabela), são os mais difíceis de achar comprador.
A Caraigá, de São Paulo, já está oferecendo viagens de uma semana para Nova York ou Miami para quem levar um desses modelos. "Isso equivale a desconto de 14%", calcula Luiz Bochio, diretor da concessionária.
Em outra concessionária, a Davox, houve uma grande queda na procura por Santana, Logus e Pointer nos últimos dez dias, segundo o diretor da empresa, Nicolau Kohn. "O ritmo das vendas desses modelos é fraco e os descontos chegam a 12%", afirma.
Os revendedores GM também estão pessimistas em relação ao mês que vem. "As vendas devem cair. A falta de financiamento já começa a comprometer os negócios", diz Mauri Missaglia, presidente da Abrac (associação dos concessionários Chevrolet).
Segundo Missaglia, há grande oferta de Omega, Vectra e picapes nas revendas. Os descontos são menores que os oferecidos pelas outras marcas —5% em média.
Desanimado, Missaglia diz que não pensa em fazer promoção para aumentar as vendas. "Tudo depende agora do governo".
Os descontos são maiores (em torno de 20%) nos modelos Verona e Versailles, da Ford, que já eram vendidos abaixo da tabela com o mercado aquecido.

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