São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stephanes confirma aposentadoria aos 22

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Previdência, Reinhold Stephanes, 55, confirmou à Folha que se aposentou com 22 anos de serviço. O ministro disse ainda que sempre defendeu que a sua forma de aposentadoria está errada.
Amparado pelo estatuto do funcionário público, o ministro incorporou ao seus 22 anos de serviço na Prefeitura de Curitiba mais 12 anos e meio.
Desse tempo, três anos referiam-se a férias e licença-prêmio não tiradas. Para preencher o restante do tempo, foram contabilizadas outras funções.
Nesse período, Stephanes foi deputado federal, serviu ao Exército e ao governo do Paraná e estudou na Escola Técnica do Paraná.
"Sou produto de uma legislação que eu quero mudar. Se tiverem que falar mal de mim, terão que falar de todos os funcionários públicos que se aposentaram assim", disse Stephanes.
O ministro afirmou que a polêmica sobre a sua aposentadoria serve para "mediocrizar" o debate sobre as reformas que o governo tem proposto na Previdência.
"O debate nacional não tem que ser sobre minha vida, mas se a lei que está aí é certa ou errada", disse Stephanes.
No último dia 21, Stephanes, em reunião com a bancada do PTB no Congresso, irritou-se com o colunista da Folha, Janio de Freitas.
Em sua coluna, o jornalista afirmara que o ministro se aposentara após 22 anos de serviço.

Doação
Stephanes declarou ainda que sempre que ocupou cargos públicos doou sua aposentadoria a instituições beneficentes.
Desde que o presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu que seus ministros deveriam doar 25% de seus salários, Stephanes deixou de doar sua aposentadoria.
"Não estou doando agora, porque estou dando 25% de meu salário de ministro para a campanha contra a fome, conforme determinação do presidente", disse.

Texto Anterior: Ministros explicam reforma a bispos
Próximo Texto: Emissoras podem não ceder tempo ao governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.