São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grevistas 'adotam' tucano de zôo em Votorantim

VALMIR DENARDIN*
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA

Os professores estaduais em greve na região de Sorocaba decidiram "adotar" o tucano do zoológico do Parque do Matão, em Votorantim (98 km a oeste de São Paulo).
Junto à gaiola da ave, será colocada na próxima semana uma placa com a frase: "Neste Tucano Eu Confio". O tucano é o símbolo do PSDB, partido do governador paulista Mário Covas.
A campanha "Adote um Animal" foi lançada pelo parque (que mantém um zoológico particular) com o objetivo de arrecadar dinheiro para alimentar seus 350 animais.
Para adotar um animal, o "padrinho" paga um salário mínimo (atualmente R$ 70) por mês e tem direito a uma placa com seu nome junto ao recinto do "afilhado".
Segundo a administradora do parque, Madalena Garcia de Moura, 44, até ontem apenas um dos leões do zôo havia sido adotado. Ela aprovou a idéia dos professores. "Qualquer colaboração será bem-vinda".
Carlos Urquiza, 29, diretor da Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), disse que a adoção do tucano será paga pelo sindicato.
A adesão dos professores estaduais à greve subiu ontem para 85% na região de Sorocaba, segundo avaliação da Apeoesp.
Anteontem, de acordo com o sindicato, 70% dos professores estavam parados. A Delegacia Regional de Ensino não avaliou o movimento na região ontem.
Santos
Os professores da rede estadual da Baixada Santista fizeram ontem, às 16h30, uma assembléia no Sindicato dos Metalúrgicos, em Santos (SP), para avaliar a greve.
Uma passeata, prevista para depois da assembléia, sairia do sindicato até a praça Independência, no bairro do Gonzaga. No local estava previsto um ato público às 18h.
Segundo a Apeoesp, de 65% a 70% dos professores da Baixada Santista estão parados.

* colaborou ADRIANA MOURA, da Agência Folha

Texto Anterior: Associação de pais aprova decisão do STF sobre MP das mensalidades
Próximo Texto: Ministro quer reduzir índice de mortalidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.