São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peugeot e Citroen lançam carro elétrico

Tulip será exibido ao público em Paris

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As empresas Peugeot e Citroen apresentam hoje no Centro Automotivo Internacional de Paris um novo modelo de carro elétrico, o Tulip, feito para duas pessoas.
O carro é resultado de um projeto desenvolvido desde a década de 60 pelas duas companhias e será apresentado como uma solução para o problema do trânsito e poluição nas grandes cidades.
O Tulip tem 2,2 metros de comprimento —o Uno, por exemplo, tem 4 metros— e custará menos de US$ 10 mil. As baterias, feitas de níquel e cádmio, são recicláveis e têm que ser recarregadas a cada quatro horas.
Segundo um porta-voz da Peugeot, o objetivo do projeto é criar um novo conceito de transporte público individual.
Os carros ficariam à disposição dos usuários em pequenas estações pela cidade. As pessoas poderiam usá-lo para ir de uma estação a outra.
O nome do carro —que significa tulipa— foi escolhido para simbolizar a busca de novas alternativas ecológicas.
O veículo faz até 75 km/h e é feito de um material composto mais resistente que o aço. O motor foi desenvolvido usando a mesma tecnologia da versão elétrica do Peugeot 106 e do Citroen AX.
Tulip também é a abreviação de "Transport Urbain Libre Individual Publique", associação que promove o transporte público individual na França.

Texto Anterior: Falta regra para produtos embarcados
Próximo Texto: Medida pode atrapalhar visita de FHC aos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.