São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco alemão reduz juros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O banco federal da Alemanha (Bundesbank) reduziu ontem a taxa de descontos —que é cobrada pelo banco central a outros bancos— de 4,5% para 4%, sua primeira alteração desde maio de 94.
O Bundesbank também baixou a taxa de recompra de ações de 4,85% para 4,5% —seu principal meio para regular as taxas de juros dos fundos de investimentos.
Em comunicado, o BC diz que a redução foi necessária para enfrentar as mudanças na situação política e monetária mundial. "As condições monetárias da Alemanha mudaram devido à influência da forte valorização do marco no exterior", diz o comunicado.
As mudanças ocorrem em meio a turbulências nos mercados mundiais que fizeram o marco se valorizar desde o começo do ano em 8% em relação a libra e 11% em relação ao dólar. Analistas do mercado não previam a medida, embora o presidente do Bundesbank, Hans Tietmeyer, tenha acenado com a possibilidade de queda para eliminar pressões sobre o dólar.
O Banco Nacional da Suíça e o Nederlandse Bank, da Holanda, decidiram seguir o Bundesbank e baixaram suas taxas de desconto.

Texto Anterior: Veja como declarar bens recebidos por herança
Próximo Texto: Cingapura é um projeto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.