São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres apóia Canadá na 'guerra do linguado'

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

O primeiro-ministro britânico, John Major, defendeu ontem o Canadá no confronto com a Espanha sobre a pesca do linguado no Atlântico Norte, durante pronunciamento no Parlamento.
Major afirmou que seu governo não vai permitir a adoção de sanções contra os canadenses, mas disse que o Canadá poderá comprometer "boa causa" se voltar a apreender barcos espanhóis.
O premiê tem sido pressionado por políticos do Reino Unido, principalmente a ala mais conservadora de seu partido, para que defenda os canadenses.
O embaixador espanhol na União Européia, Javier Elorza, criticou ontem o comportamento do governo britânico: "O Reino Unido está mais uma vez sozinho em sua opinião".
No início da semana, pescadores britânicos demonstraram apoio ao Canadá colocando bandeiras canadenses em seus barcos. Eles acusam os pescadores espanhóis de práticas ilegais.

Texto Anterior: Governo mexicano critica proposta de negociação da guerrilha zapatista
Próximo Texto: Seita é acusada por ataque contra policial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.