São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara rejeita limite de mandato parlamentar

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Nenhuma das quatro propostas para limitar o número de reeleições de deputados federais conseguiu a maioria de dois terços necessária para aprovação na Câmara dos Representantes dos EUA.
Foi a primeira derrota do Partido Republicano, de oposição ao governo, desde que passou a ser maioria na Câmara, em janeiro.
A sugestão que obteve maior número de votos (227 a favor e 204 contra) precisaria de mais 61 para alcançar os dois terços. Entre os que votaram a favor, 189 foram republicanos e 38 democratas.
Essa proposta previa o limite de cinco reeleições (12 anos de mandato) para os deputados. Pesquisas de opinião pública mostravam apoio de mais de 70% dos norte-americanos a essa sugestão.
O presidente da Câmara, Newt Gingrich, prometeu que o Partido Republicano vai transformar as reeleições parlamentares em um dos principais temas da campanha presidencial do ano que vem e responsabilizou o presidente Bill Clinton pela derrota.
(CELS)

Texto Anterior: Política para militar gay fere Carta, diz juiz
Próximo Texto: Nova encíclica do papa altera o catecismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.