São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga surgiu em 56, na Alemanha

MARCELO MENDONÇA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Droga surgiu em 56, na Alemanha
O laboratório Chemie Gruenhenthal sintetizou a talidomida em fevereiro de 1954, na então Alemanha Ocidental, a partir do ácido N-ftalilglutâmico. Ela foi lançada no mercado alemão em 1956.
Foi licenciada primeiro como antigripal, depois como tranquilizante, receitado contra enjôos. A droga foi barrada nos EUA, devido ao controle rigoroso do governo.
No Brasil, a talidomida surgiu em 58 com vários nomes -Sedin, Slip, Sedalis e Sedalis 100.
Em 19 de novembro de 1961, o médico Widikund Lenz anunciou num congresso de pediatria que suspeitava que a talidomida provocasse malformação congênita se ingerida nos três primeiros meses de gravidez.
Médicos já tinham reportado um aumento no número de recém-nascidos deformados a partir de 1959.
A droga foi retirada de circulação no final de 1961 na Alemanha e na Inglaterra.
Em 1968, começa a batalha legal na Alemanha, onde os pais de mais de cem crianças defeituosas moveram um processo criminal contra os fabricantes da droga. Várias ações indenizatórias também foram abertas.
Ao final, em 1970, mesmo sem um veredito criminal, a Chemie Gruenhenthal foi julgada responsável. O laboratório teve que criar uma fundação para, com o auxílio de uma verba do governo alemão, pagar indenizações às famílias de todo o mundo.
No Brasil, só em 1973 o Ministério da Saúde começou a levantar o número de vítimas, depois de um pedido do advogado Ralph Nader, dos EUA.

Texto Anterior: Talidomida ainda faz vítimas no Brasil
Próximo Texto: Médico pede mais controle
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.