São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf baixa decreto que existe desde 88

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf baixou na última sexta-feira um decreto que já existia.
O "novo" decreto autoriza a prefeitura a consertar as calçadas em mau estado de conservação e mandar a conta para os proprietários dos imóveis.
Em 14 de dezembro de 1988, o então prefeito Jânio Quadros já havia editado um decreto nos mesmos termos. Quadros regulamentou a lei 10.508/88, aprovada durante a sua gestão.
Para o vereador José Eduardo Martins Cardozo (PT), o prefeito "está seguindo um roteiro de criação de fatos políticos, como Jânio Quadros fazia".
"Só que falta originalidade", disse Martins Cardozo. "Ele não precisava baixar um novo decreto. O dever dele era cumprir o que já existia."
Cardozo disse que o decreto que proíbe o fumo nos restaurantes é outro exemplo. "Só que, no caso do decreto do cigarro, ele extrapolou a lei", afirmou o vereador. "Ele proibiu o cigarro em locais nos quais a lei não proibia."
A Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo obteve uma liminar na Justiça que suspende a aplicação do decreto antifumo.
O parlamentar do PT disse ainda que a verticalização das favelas - idéia que ganhou o nome de Projeto Cingapura no governo Maluf - também foi iniciada na gestão anterior.
Estes casos, na visão de Cardozo, reforçam a tese segundo a qual Maluf costuma desqualificar o que foi feito por outros governos para se apresentar como "inventor da roda".

Efeito pedagógico
Na sexta de manhã, Maluf justificou a edição de um segundo decreto para regulamentar a lei 10.508/88 dizendo que "o do Jânio não tinha tudo".
À tarde, perguntado se a medida lembra o estilo Jânio, Maluf preferiu não responder. "A doutora Sueli pode dar as explicações".
Sueli Penha Rúbia Fagundes, da Assessoria Técnico-Legislativa da prefitura, disse que o novo decreto tem efeito pedagógico. "A população não conhecia o anterior".

Texto Anterior: O DESESPERO
Próximo Texto: Mulher que ganha mais leva homem ao divã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.