São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
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Baixo custo favorece criação de produtoras

JOSÉ VICENTE BERNARDO
DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema de televisão por assinatura favorece a criação de pequenas produtoras, ampliando o mercado para profissionais ligados à produção de programas.
"Com o baixo custo de produção e principalmente de transmissão, um canal desse tipo passa a ser viável economicamente. Além disso, a segmentação do público atrai anunciantes específicos", avalia Alexandre Annenberg, diretor-superintendente da NET-SP.
"A grande vantagem é que a transmissão ficará muito barata, já que o mesmo cabo transmite dezenas de canais. Quem produz os programas não terá que se preocupar com a distribuição", diz Adalberto Vianna, da NET-Brasil.
No Canadá, por exemplo, há uma produtora dedicada a combater o consumismo e a publicidade de produtos. Seus produtores e telespectadores são conhecidos como "ambientalistas mentais". É transmitida por cabo.
No segundo semestre do ano passado, essa produtora empregava sete produtores fixos, 50 free-lancers e 200 colaboradores -entre artistas, grupos de criação e estudantes de comunicação. Até o final do ano, tinham organizado seis campanhas anticonsumo.
Outro exemplo é uma produtora sediada nos Estados Unidos que leva ao ar jogos e programas sobre golfe 24 horas por dia.
A NET fechou convênio com a PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. A escola produzirá programas que serão exibidos pela rede. Não há data para entrar no ar.
As "pouquíssimas" produtoras e programadoras empregam hoje cerca de 700 profissionais em todo o país.
Segundo Vianna, a expansão vai acontecer lentamente, "enquanto os interesses comerciais e os interesses sociais buscam seu ponto de equilíbrio".
"Muitas produtoras independentes vão surgir no Brasil, ampliando o mercado de trabalho", prevê Annenberg.
(JVB)

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