São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Baixo custo favorece criação de produtoras
JOSÉ VICENTE BERNARDO
"Com o baixo custo de produção e principalmente de transmissão, um canal desse tipo passa a ser viável economicamente. Além disso, a segmentação do público atrai anunciantes específicos", avalia Alexandre Annenberg, diretor-superintendente da NET-SP. "A grande vantagem é que a transmissão ficará muito barata, já que o mesmo cabo transmite dezenas de canais. Quem produz os programas não terá que se preocupar com a distribuição", diz Adalberto Vianna, da NET-Brasil. No Canadá, por exemplo, há uma produtora dedicada a combater o consumismo e a publicidade de produtos. Seus produtores e telespectadores são conhecidos como "ambientalistas mentais". É transmitida por cabo. No segundo semestre do ano passado, essa produtora empregava sete produtores fixos, 50 free-lancers e 200 colaboradores -entre artistas, grupos de criação e estudantes de comunicação. Até o final do ano, tinham organizado seis campanhas anticonsumo. Outro exemplo é uma produtora sediada nos Estados Unidos que leva ao ar jogos e programas sobre golfe 24 horas por dia. A NET fechou convênio com a PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. A escola produzirá programas que serão exibidos pela rede. Não há data para entrar no ar. As "pouquíssimas" produtoras e programadoras empregam hoje cerca de 700 profissionais em todo o país. Segundo Vianna, a expansão vai acontecer lentamente, "enquanto os interesses comerciais e os interesses sociais buscam seu ponto de equilíbrio". "Muitas produtoras independentes vão surgir no Brasil, ampliando o mercado de trabalho", prevê Annenberg. (JVB) Texto Anterior: Cabo une telefonia e informática Próximo Texto: Jornada de trabalho só pode ter 2 horas extras Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |