São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Macumba e piruetas na TV alemã

ANA BAN

A bailarina Crisaide Mendes, 22, cansou de ser considerada uma desocupada por aqui. Há três anos partiu para a Alemanha, onde "as pessoas sabem que a profissão de bailarina ou atriz é tão séria e difícil quanto as outras". Agora, virou atriz. Aparece na TV alemã, na pele de uma menina de rua brasileira.
Desde pequena, Crisaide desenhava bailarinas e queria dançar. Aos 8 anos, entrou na Escola Municipal de Bailado, da Prefeitura de São Paulo. Saiu em 1989, com diploma em balé clássico. Em 92, entrou para a Watt's Cia. de Dança, onde conheceu o bailarino Nilson Soares, que a levou para a Alemanha.
Na Europa, enfrentou maus bocados. Da confecção de palmeiras para decoração a performances na rua, Crisaide fez um pouco de tudo. Mas nunca parou de tomar aulas de balé e participar de audições para companhias de dança.
Entre os bicos, fazia figuração em produções da TV alemã. Até que veio o teste da novela "Marienhof" (nome de um bairro de Colônia). "Não achei que ia passar, nunca tinha pensado seriamente em ser atriz", conta. Desde o último dia 21, ela é Paula de Oliveira, menina de rua baiana adotada por um casal alemão. Na novela, ela tem 14 anos e canta, dança, toca congas e até já fez macumba.
"Quero voltar para o Brasil, mas só quando souberem dar valor para a arte aqui", diz. Enquanto isso, ela se adapta bem às rígidas regras das produções alemãs: "É bom, tudo lá funciona."

Texto Anterior: Bambas na corda bamba
Próximo Texto: Audácia Charme Malvadeza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.